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 Entenda o que é cambagem e caster.

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MensagemAssunto: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyTer 25 Set 2012, 20:03

O que é Camber?
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
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O que é Caster?
O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyTer 25 Set 2012, 21:16

Fabricio. Valeu! Matéria ótima e bem esclarecedora sobre um assunto muito importante .
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQua 26 Set 2012, 01:21

Blz Serjão, no que eu puder vou sempre da um UP no forum.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQua 26 Set 2012, 09:14

mandou bem fabricio..
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQua 26 Set 2012, 22:08

Show! Cool
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 06:32

Galera, estou terminando de raspar, isso mesmo, raspar o coyote e reparei que minha suspensão dianteira esta com um lado mais alto que o outro, como resolver e mais, uma das rodas está desalinhada, ou seja, uma apontando meio dia e a outra meio dia e cinco, entenderam? poderia cutucar até descobrir mas confesso que não estou muito com paciência, afinal o bicho já ficou tempo demais no cavalete e pretendo ir ao encontro de Cabo Frio com o bichinho, o que acham? pra isso conto com a ajuda dos universitários, universitários nada, só tem phd por aqui! grande beijo em todos! e vê se não demorem e responder, periga eu desistir! affraid  affraid  affraid 
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 09:02

vivinhom escreveu:
Galera, estou terminando de raspar, isso mesmo, raspar o coyote e reparei que  minha suspensão dianteira esta com um lado mais alto que o outro, como resolver e mais, uma das rodas está desalinhada, ou seja, uma apontando meio dia e a outra meio dia e cinco, entenderam? poderia cutucar até descobrir mas confesso que não estou muito com paciência, afinal o bicho já ficou tempo demais no cavalete e pretendo ir ao encontro de Cabo Frio com o bichinho, o que acham? pra isso conto com a ajuda dos universitários, universitários nada, só tem phd por aqui! grande beijo em todos! e vê se não demorem e responder, periga eu desistir! affraid  affraid  affraid 

P.Q.P. Vai chover 10 anos sem parar!!!

Alvinho vamos por partes, também não manjo muito mas vou opinar! Um lado mais alto que o outro, imagino que possa ser problema nos amortecedores dianteiros, veja se não tem um lado travado ou estourado, depois dê uma boa lubrificada nos pinos para as molas trabalharem e se acomodarem melhor...
Se as rodas dianteiras estiverem desalinhadas e o volante estiver com o jogo reto, pode ser que uma série de coisas... procure ver se não tem pivôs estourados, com folga ou algum braço de direção torto... se tiver tudo Ok é só mandar alinhar que tudo volta ao normal!
Abração e até Maio!!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 09:28

Acho que agora o coyote vai sair!!!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 11:18

Valeu Marcinho, vou verificando todas as possibilidades, porra, dez anos de chuva?
vou trocar por um bote! Fabiano, acho que agora vai, também tenho fé, grande abraço pro cês!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 11:45

deixou o pobre buggy durante 10 anos no cavalete desalinhado,acho que o bicho se entortou,rs
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptySeg 10 Mar 2014, 12:16

vivinho, coloque as 4 rodas do buggy com pneus do mesmo tamanho, va num armarinho compre uma fita ou um elastico que de pra vc passar em volta do carro mas pegando nos 4 pneus conforme a foto;
Folgue as porcas que prendem os terminais de direção e vá rodando a barra até vc acertar o alinhamento.

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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyTer 11 Mar 2014, 08:47

Graaaaaaaaaaaaaaande FAFÁ!, vou verificar hoje mesmo à tarde, valeu!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyTer 11 Mar 2014, 08:56

Esqueci do problema da altura, conforme a dica do Marcio é boa, antes de mexer nos pivos, faça movimentos bruscos com o carro para cima e para baixo e veja se alinha, se alinhar pode ser algo que emperrou, e mais um detalhe, a carroceria está certinha no chassi, não será ela que ta torta no chassi?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQua 12 Mar 2014, 07:06

Blz. a carroceria está alinhada.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQua 12 Mar 2014, 08:35

vivinhom escreveu:
Blz. a carroceria está alinhada.

Me ocorreram mais duas possibilidades, que apesar de óbvias, as vezes passam despercebidas...

O Carro está sobre uma superfície inteiramente plana? As vezes um desnível imperceptível dá um visual estranho no alinhamento e altura!! Outra coisa...o chassi está com o chapéu de Napoleão (cabeçote mesmo) gabaritado??
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 06:53

Pessoal,
Fiz a manutenção na suspenção dianteira do Fyber e troquei os 4 pivôs (2 inferiores e 2 superiores), consequentemente precisei refazer a cambagem e o alinhamento..

No computador usaram como referência o padrão de regulagem do fusca, mas na minha opinião poderia ficar muito melhor, as rodas não voltam sozinhas após uma curva..
Comentei com o "comandante da situação da loja" que existe a questão das rodas traseiras serem mais altas que a dianteira, o que acaba alterando a geometria toda da suspensão mas o argumento da loja é que não existe referência para buggy no computador.
Existe algum padrão de buggy conhecido?

Isso é especialmente ruim pois estou trazendo um cambão novo da Fyber pra instalar nele.. se não volta vai dar problema na hora de rebocar..
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 07:09

Se a direção voltava antes, tem que continuar a retornar, mera troca de peças não pode alterar o funcionamento do sistema!! Geralmente usam o padrão dos fuscas e derivados para fazer o alinhamento dos buggys, fato que discordo plenamente, uma vez que a geometria dos buggys tem seu padrão alterado pelo chassi aproximadamente 30 cm mais curto, porém, como as máquinas não trazem um padrão específico para os nossos brinquedos, costumam usar o que "mais se aproxima".
Se você modificou altura das rodas traseiras pode ser que tenha que corrigir o Cáster para a direção voltar ao ponto inicial após as curvas.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 08:11

Carlos, você tem que corrigir o caster, na troca das peças o seu buggy perdeu o caster, você faz o seguinte, vá numa oficina e peça 1 casquilho fixo de fusca, peça o que é partido ao meio, são duas meia luas, qualquer oficina deve ter isso velho usado que não presta mais.

Folgue os 4 parafusos que prende o quadro da suspensão no cabeçote e coloque um casquilho em cada lado na parte de trás da barra inferior do quadro e reaperte, isso ira corrigir o caster.

Faz o teste, se não resolver, vc deve voltar neste alinhador, porque com certeza ele fez coisa errada.
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 09:15

Carlos,
Bom dia,
Qual a marca dos pivos que vc colocou?Acredito que seja Nakata
A direção ficou muito pesada?Chegou a trocar as ponteiras de direção?Ela voltava antes?
Tem que se ter em mente que,guando se troca os pivos,os mesmos podem(e é o que mais acontece) vir muito justos e com isso tendem a endurecer a direção e também,"bloquear" a volta natural da direção,e isso só para de ocorrer depois de certo tempo de uso.
Sobre padrão,
O "padrão" não é a máquina que faz e sim,a pessoa que esta a operando,sendo assim,a regulagem é questão,em determinados casos,de gosto do cliente e o operador pode sim fazer a regulagem que "quiser" ou melhor ainda,que souber!!
A grande maioria das vezes,o alinhador não sabe qual regulagem fazer e para ele é muito mais prático e "fácil" fazer a do Fusca.
Normalmente eles colocam: entre 0 e 1 grau positivo de cabagem e entre +1 e +1,5 grau  de convergencia de alinhamento,isso é o "padrão normal" do fusca,dependendo do ano,pois isso mudou algumas vezes com os anos.
Em um Buggy, a coisa,normalmente,muda de figura,essa regulagem pode deixar o carro,entre outros problemas,"passarinhando" em retas,direção um pouco pesada,etc
Vc já tentou entrar em contato com a Fábrica da Fyber?Pois com certeza eles possuem os parâmetros ideais originais para o carro.
Sugiro que repare no peso e se a direção voltava antes,se não,entre em contato com a fábrica do carro,ou tente uma outra regulagem,poderia te sugerir, entre 0 e -0,5 graus de cambagem e entre +2,5 a +3 graus de convergência de alinhamento da direção,essa regulagem tende a deixar o carro mais estável de curva e um pouco melhor de reta,se der certo tudo bem se não,tente outras configurações,mas quando acertar a "receita",guarde os números para futuras consultas!
Mas ainda acredito que seja 'excesso" de rigides nos pivos novos.
Posta o resultado aqui se ocorrer alguma mudança.
Abração
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 10:58

Figueiredo escreveu:
Carlos,
Bom dia,
Qual a marca dos pivos que vc colocou?Acredito que seja Nakata
A direção ficou muito pesada?Chegou a trocar as ponteiras de direção?Ela voltava antes?
Tem que se ter em mente que,guando se troca os pivos,os mesmos podem(e é o que mais acontece) vir muito justos e com isso tendem a endurecer a direção e também,"bloquear" a volta natural da direção,e isso só para de ocorrer depois de certo tempo de uso.
Sobre padrão,
O "padrão" não é a máquina que faz e sim,a pessoa que esta a operando,sendo assim,a regulagem é questão,em determinados casos,de gosto do cliente e o operador pode sim fazer a regulagem que "quiser" ou melhor ainda,que souber!!
A grande maioria das vezes,o alinhador não sabe qual regulagem fazer e para ele é muito mais prático e "fácil" fazer a do Fusca.
Normalmente eles colocam: entre 0 e 1 grau positivo de cabagem e entre +1 e +1,5 grau  de convergencia de alinhamento,isso é o "padrão normal" do fusca,dependendo do ano,pois isso mudou algumas vezes com os anos.
Em um Buggy, a coisa,normalmente,muda de figura,essa regulagem pode deixar o carro,entre outros problemas,"passarinhando" em retas,direção um pouco pesada,etc
Vc já tentou entrar em contato com a Fábrica da Fyber?Pois com certeza eles possuem os parâmetros ideais originais para o carro.
Sugiro que repare no peso e se a direção voltava antes,se não,entre em contato com a fábrica do carro,ou tente uma outra regulagem,poderia te sugerir, entre 0 e -0,5 graus de cambagem e entre +2,5 a +3 graus de convergência de alinhamento da direção,essa regulagem tende a deixar o carro mais estável de curva e um pouco melhor de reta,se der certo tudo bem se não,tente outras configurações,mas quando acertar a "receita",guarde os números para futuras consultas!
Mas ainda acredito que seja 'excesso" de rigides nos pivos novos.
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Abração

não voltava antes e nao alterei os pneus..
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 11:02

Fabrício®© escreveu:
Carlos, você tem que corrigir o caster, na troca das peças o seu buggy perdeu o caster, você faz o seguinte, vá numa oficina e peça 1 casquilho fixo de fusca, peça o que é partido ao meio, são duas meia luas, qualquer oficina deve ter isso velho usado que não presta mais.

Folgue os 4 parafusos que prende o quadro da suspensão no cabeçote e coloque um casquilho em cada lado na parte de trás da barra inferior do quadro e reaperte, isso ira corrigir o caster.

Faz o teste, se não resolver, vc deve voltar neste alinhador, porque com certeza ele fez coisa errada.

Então, essa do casquilho do cáster eu conhecia, mas achei que só se aplicava para correções em chassis VW, os tubulares deveria ser projetados com esta correção..
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 11:04

Figueiredo escreveu:
Carlos,
Bom dia,
Qual a marca dos pivos que vc colocou?Acredito que seja Nakata
A direção ficou muito pesada?Chegou a trocar as ponteiras de direção?Ela voltava antes?
Tem que se ter em mente que,guando se troca os pivos,os mesmos podem(e é o que mais acontece) vir muito justos e com isso tendem a endurecer a direção e também,"bloquear" a volta natural da direção,e isso só para de ocorrer depois de certo tempo de uso.
Sobre padrão,
O "padrão" não é a máquina que faz e sim,a pessoa que esta a operando,sendo assim,a regulagem é questão,em determinados casos,de gosto do cliente e o operador pode sim fazer a regulagem que "quiser" ou melhor ainda,que souber!!
A grande maioria das vezes,o alinhador não sabe qual regulagem fazer e para ele é muito mais prático e "fácil" fazer a do Fusca.
Normalmente eles colocam: entre 0 e 1 grau positivo de cabagem e entre +1 e +1,5 grau  de convergencia de alinhamento,isso é o "padrão normal" do fusca,dependendo do ano,pois isso mudou algumas vezes com os anos.
Em um Buggy, a coisa,normalmente,muda de figura,essa regulagem pode deixar o carro,entre outros problemas,"passarinhando" em retas,direção um pouco pesada,etc
Vc já tentou entrar em contato com a Fábrica da Fyber?Pois com certeza eles possuem os parâmetros ideais originais para o carro.
Sugiro que repare no peso e se a direção voltava antes,se não,entre em contato com a fábrica do carro,ou tente uma outra regulagem,poderia te sugerir, entre 0 e -0,5 graus de cambagem e entre +2,5 a +3 graus de convergência de alinhamento da direção,essa regulagem tende a deixar o carro mais estável de curva e um pouco melhor de reta,se der certo tudo bem se não,tente outras configurações,mas quando acertar a "receita",guarde os números para futuras consultas!
Mas ainda acredito que seja 'excesso" de rigides nos pivos novos.
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Abração

sim, nakata.. e tb achei que poderia ser isso mesmo, bom saber que a direção tb endureceu em outros carros..
o pivô velho estava mole de tudo..

o que o cara faz é colocar o modelo fusca na tela do computador e este vai mudando de cor na tela conforme o cara gira a porca cônica, nem os graus o cara deve saber.. kkk ele só sabe qdo fica verde ou vermelho.....

vou ligar pro Peixoto na Fyber sim.. valeu
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 12:16

Carlos,
Se não voltava antes,pode ser sim problema de caster ou a sua caixa de direção,pode estar com a regulagem apertada,vc pode ir em baixo do carro e com o auxilio de um esquadro,conferir se o quadro da suspensão está no enquadro correto de caster,se não souber fazer,seria legal procurar um mecanico que o faça!
Sobre a correção,chassi tubular e VW funcionam da mesma forma, e esse tipo de problema não é exclusividade do chassi VW,na verdade é um erro na inclinação prevista para o ponto de fixação da suspensão dianteira,erro esse causando por algum dano ao chassi ou erro na produção do mesmo!visto que,a suspenção da frente é exatamente a mesma nesse caso!Com isso, correção,se esse for o caso é a mesma em ambos!
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 17:24

Figueiredo escreveu:
Carlos,
Se não voltava antes,pode ser sim problema de caster ou a sua caixa de direção,pode estar com a regulagem apertada,vc pode ir em baixo do carro e com o auxilio de um esquadro,conferir se o quadro da suspensão está no enquadro correto de caster,se não souber fazer,seria legal procurar um mecanico que o faça!
Sobre a correção,chassi tubular e VW funcionam da mesma forma, e esse tipo de problema não é exclusividade do chassi VW,na verdade é um erro na inclinação prevista para o ponto de fixação da suspensão dianteira,erro esse causando por algum dano ao chassi ou erro na produção do mesmo!visto que,a suspenção da frente é exatamente a mesma nesse caso!Com isso, correção,se esse for o caso é a mesma em ambos!
Abração

a caixa de direção eu diria que está até com folga..
este esquema do esquadro para conferir é difícil?
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. EmptyQui 01 maio 2014, 18:29

Ótima matéria, parabéns....
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MensagemAssunto: Re: Entenda o que é cambagem e caster.   Entenda o que é cambagem e caster. Empty

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