Revitalizando o tópico e acrescentando algumas informações pertinentes:
Diferença de modelo entre o Boxer 1600 e o 1300,aproveitando, pesando e mostrando dois volantes 1600 aliviados:
OBS: balança aferida periodicamente pelo IMETRO,entretanto,a própria VW assumi que pode existir diferenças de até 20 % em certas peças do
motor,ou seja,não afastaria o mesmo em se tratando de volante.Até pelo motivo de só pesar antes o volante e depois,sem me atentar muito a quanto tinha antes e sim quanto ficou no final do processo.
Volante 1300,repare que além de ser mais pesado,também possui o conjunto da embreagem de tamanho reduzido,se comparado ao 1600:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Volante 1600,ouve um erro nessa pesagem,reparem a presença dos parafusos,entretanto,é só desconsiderar,cerca de 50g.Mais leve quase 1,1KG,diferença razoável que pode ser levada em favor caso se queira trocar um volante de 1300 por um de 1600...Além de uma embreagem mais robusta,se consegue um bom alívio de volante:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora,um modelo 1600 aliviado em cerca de 1,630 KG.Sendo montado em um conjunto balanceado,como o
motor não será muito girador (cerca de 5500 RPM) não houve a necessidade de balanceamento dinâmico,somente,estático que na maioria esmagadora dos casos,já é suficiente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse modelo em questão,apesar de não possuir fotos da pesagem,está com mais ou menos 1,9 a 2,1 KG a menos,foto somente para ilustrar de como fica mais ou menos a aparência de um volante aliviado em um
motor,repare a retirada do material da borda da peça:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Último volante acima em comparação visual com um original:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Uma coisa que sempre li e por possíveis perguntas,já adianto:
Já montei volante aliviado de vários pesos diferentes,em inúmeros carros (Buggy,Puma,Gurgel,Fusca,etc),motores esses,montados com comandos originais,2ag,W100,W110.
Em nem um dos casos,houve perda de torque,perda de potência em subidas,perda de giro nas passagens de marcha (KKKKKK) ,perda de marcha lenta e outras histórias que dizem por ai,fruto de lendas de internet completamente infundadas e sem nem um embasamento técnico e principalmente,pura falta de experiência prática no assunto,ou seja,nem uma experiência e o que é dito é fruto de tais fatores: "me disseram","li em algum lugar" e "acho que acontece".... Só atrapalha a verdade e a experiência constatada para tal,uma pena...
Alias,geralmente,esses problemas relatados acima,estão mais relacionados a comando mal empregado e acertado!(ponto,curva de avanço,taxa de compressão,faixa de torque X relação de caixa,etc).
O que sempre foi notado é justo a melhoria,que em alguns casos,é acentuadamente positiva!
Carro com torque muito bom,subida de giro extremamente melhor e retomadas muito boas.
O único ponto "negativo" que percebi,foi o consumo prematuro da correia do dínamo/alternador,e em alguns casos,desgaste dos freios,mas esses dois contratempos podem ser facilmente contornados.
Outra observação,é que apesar de ser um trabalho extremamente simples,algumas retíficas não possuem a capacidade técnica,tanto de material como profissional para faze lo,logo,pesquise antes valores e o próprio trabalho da retífica,pois se a mesma "Se atrapalha" para fazer um trabalho tão simples,logo,irá se atrapalhar para efetuar o trabalho de reparo da carcaça e eixo desse
motor!
Abração a todos!!