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 SUSPENSÃO ENCURTADA.....

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lubisomem01
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lubisomem01


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MensagemAssunto: SUSPENSÃO ENCURTADA.....   SUSPENSÃO   ENCURTADA..... EmptySáb 18 Jan 2014, 15:09

Para os amigos que não conhecem  e nem nunca ouviram a falar   deste   detalhe  que o pessoal  de fusca tem mania de fazer
para poder rebaixar os fuscas e não bater nos paralamas trata-se  de encurtar a bitola da suspensão dianteira nesta aula em particular o Marcelo  (  master vader )   explica  tudo   e por  incrivel que pareça para os nossos brinquedos ate segundo ele pode melhorar .. maiores informações abaixo....

Suspensão encurtada..
Tecnicamente falando, aumenta, mantém ou piora a estabilidade?
Compensar na bitola ou tala de rodas compensa?

Na verdade a alteração dinâmica é muito mais extensa do que uma simples alteração de bitola. A geometria do sistema de direção fica completamente alterada.
Já ouviram falar no sistema de Ackermann, ou Geometria de direção de Ackermann?
Pois bem, este sistema define os ãngulos exatos para que quando façamos uma curva, as rodas dianteiras estercem de forma diferente , com a roda do lado externo esterçando menos que a interna de modo a não ocorrer arrasto das rodas.
O fusca obedece o sistema de Ackermann, porém ao se cortar os tubos da suspensão e soldá-los com uma bitola maior ou menos, o sistema fica alterado para Anti - Ackermann ou super Ackermann. No caso do encurtamento (estreitamento seria mais correto, mas tudo bem), o modelo é Anti Ackermann.
os pontos de fixação nas mangas de eixo para as barras de direção, ficam num plano mais interno do que o centro das rodas, portanto cria-se uma linha imaginária inclinada em relação ao eixo longitudinal do veículo para cada roda. Se prolongarmos estas linhas imaginárias até o eixo traseiro, teremos um ponto de encontro, que se ocorrer exatamente sobre o eixo traseiro definirá que o sistema de direção obedece aos princípios de Ackermann, vide figura. Se estreitarmos a suspensão, o ponto de encontro ocorrerá antes do eixo traseiro, dando uma condição de direção diferente do original e se alragarmos a suspensão o efeito será contrário, levando o ponto de encontro das linhas imaginárias para trás do eixo.
Tanto as condições Anti Ackermann como Super Ackermann geram maior arraste dos pneus dianteiros em curva, mas o efeito indesejável maior que aparecerá é uma tendência ao sobre esterço (saída de traseira) no Anti Ackermann, como um sub esterço (saída de frente) no Super Ackermann.
Portanto a alteração de estreitamento da suspensão do fusca, deixa-o com uma maior tendência a saída de traseira, a qual pode ser crítica se houver um motor muito forte que já gere a saída de traseira em acelerações fortes em curvas.
Só para título de ilustração, os primeiros Porsche 911 sempre tiveram a fama de saírem de traseira, daí o sistema de direção dele passou a ser Superackermann, compensando esta tendência. Não quer dizer contudo que a bitola dianteira do Porsche passou a ser maior que a traseira, mas ism que o ângulo gerado pela linha imaginária foi alterada através de um reposicionamento do ponto de fixação das barras de direção nas mangas.

A utilização de suspensões de Fusca estreitadas por outro lado seria fantástica em Buggys, pois como se diminui o entre eixos ele passa automaticamente a super Ackermann e ao estreitarmos o quadro, re-estabelecemos a condição ideal.
No caso de quem estreitou o quadro, a situação pode ser facilmente percebida por exempleo em pisos mais lisos como os de postos de gasolina. Tente sair com ele bem esterçado, para ver como ele arrasta fazendo o ruído característico dos pneus escorregando.

Hoje em dia, o sistema de Ackermann puro não é utilizado, pois todo veículo tem uma tendência natural de sair de frente ou de traseira, daí torná-lo anti ou super Ackermann podem compensar a tendência natural do projeto.

No Fusca qual é a tendência? Sai de frente ou de traseira?
No caso de motores mais fortes ele sem dúvida terá uma tendência a sair de traseira, daí o estreitamento nestes caso potencializará esta tendência, a qual dificilmente seria corrigida, a não ser que novas mangas com projetos específicos fossem produzidas. Uma forma de se atenuar é deixar as rodas dianteiras levemente divergentes, mas o arraste e desgaste dos pneus seria aumentado.

A dica é:
Fez o estreitamento por questões estéticas ou para possibilitar o esterço em carros super rebaixados, ok, mas lembre-se que em situações onde um Fusca original se manteria na trajetória o seu carro comece a escapar de traseira bem mais facilmente.

By   Master Vader;
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