| Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW | |
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+6waybecker Jperson lubisomem01 Marcio ® Alemão/Floripa Figueiredo 10 participantes | Autor | Mensagem |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qui 28 Ago 2014, 00:53 | |
| Os motores Boxer,como todos nós sabemos,quando não tomados simples cuidados,podem sofrer com problemas de temperatura. Essa temperatura,além de obviamente,na que se baseia no arrefecimento a AR,existe ainda o problema com o óleo! O motor boxer possui uma quantidade de óleo pequena,que apesar de funcionar em certas ocasiões,não funciona em muitas outras,justo essa quantidade de óleo pequena aliado ao uso em uma condição um pouco mais severas,é que temos muitas quebras e lesões ao motor,pois,quando o óleo chega a uma elevada temperatura,o mesmo perde e muito várias características fisico-químicas extremante importantes para a lubrificação do motor,e que com isso diminui de forma considerável a vida útil do motor!A VW indicava temperatura de óleo entre 85 graus a 100 graus,a partir dai,até se pode ir,mas por pouco tempo. Uma das formas de se evitar danos,é o monitoramento da temperatura do óleo e sua pressão. A luz de espia do painel,nada mais é que um interruptor que avisa se existe pressão suficiente no sistema,mas para por ai,não indica qual é a pressão e nem muito menos se o óleo está muito quente! Existe algumas formas relativamente baratas para se efetuar esse monitoramento,uma delas,é usar um "T" onde se mantem o interruptor original do motor e se adiciona um sensor de temperatura,que pode ser da água do motor AP: Esse sistema não é tão preciso,mas já se tem uma ótima idéia da temperatura de funcionamento do óleo do motor: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Uma outra forma,é usar um adaptador no lugar do parafuso da mola do bujão da pressão do óleo,pode se usar o mesmo sensor de temperatura indicado acima,a vantagem,é que se vai ter uma medição mais precisa,pois além do maior fluxo de óleo no local,o censor fica melhor fixado no próprio bloco: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O "relógio" medidor,por sua vez,teria que ser de boa qualidade e com a escala adequada ao funcionamento da amplitude da temperatura,bom mesmo seria um VDO por exemplo,mas existem marcas mais baratas que funcionam bem,sugiro,entre outras boas marcas esse da "Espectrum",que tem funcionado muito bem em muitos carros de conhecidos,não aconselho os da 'rancing",já tive algumas experiências ruins e conheço muita gente que também já tiveram problemas,não estou dizendo que seja ruim sempre,mas... : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Uma outra forma muito boa de se monitorar o óleo,é monitorar a pressão do óleo,nesse caso,a função chega a ser dupla!!Pois se a pressão cai além de se saber que está havendo problemas com a pressão, quer dizer também,na esmagadora maioria dos casos,que o óleo está muito quente e que se deve aliviar essa temperatura! Um ótimo sensor para tal,é o dos motores MWM 229 que equipam muitos caminhões VW e Ford,e o mais interessante é que,esses sensores,em sua maioria,possui pressão e o interruptor da lampada do painel,ou seja,dois em um!E a medida da rosca é exatamente a mesma do interruptor original do motor boxer: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse artifício chegou a ser usado em alguns Pumas e Adamos,e deixa o visual mais limpo e o funcionamento mais eficaz: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Só a título de curiosidade,as tres peças juntas,que podem sim ser usadas em conjunto,no caso,temperatura de óleo e pressão: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Existe algumas formas de se diminuir ou até mesmo,acabar com esses problemas de alta temperatura de óleo,tais como:sobre carte,bomba de oleo com filtro acoplado, sistema externo de circulação de óleo,etc De resto é tomar gelada e estar sempre pelo Buggy e Bar!!Tem que fazer um sistema de ver a temperatura e pressão é da cerveja cassete!!! :Festa:eu não bebo óleo mesmo!! Abração a todos e desculpem os erros de português!!! kkkkkkk
Última edição por Figueiredo em Qui 28 Ago 2014, 10:54, editado 1 vez(es) | |
| | | Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| | | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qui 28 Ago 2014, 08:28 | |
| Boas dicas Fifi, tudo muito útil e válido principalmente para quem força um pouco mais os Boxers!! | |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qui 28 Ago 2014, 09:20 | |
| Realmente são coisas importantíssimas para ajudar na preservação do motor boxer Fifi e como o Marcio falou para quem força o motor então é fundamental uma boa lubrificação com pelo menos uma capela deslocada e um filtro de oleo externo... | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qui 28 Ago 2014, 09:48 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- Realmente são coisas importantíssimas para ajudar na preservação do motor boxer Fifi e como o Marcio falou para quem força o motor então é fundamental uma boa lubrificação com pelo menos uma capela deslocada e um filtro de oleo externo...
Não sei se é só pra quem força motor não! Os Fuscas possuiam uma série de artifícios aerodinâmicos e vedações no cofre do motor a fim de ajustar a refrigeração do motor,pois as duas(ar e óleo) refrigerações estão intimamente ligadas. Os Buggys em geral,quando "desenhados",não levam e nunca levaram em conta a aerodinâmica da refrigeração do motor!E sua esmagadora maioria,não possui nada separando o escape do cofre e muito menos o ar quente do frio! Nos buggys mais antigos,o motor era todo aberto,ai facilitava. Mas hoje em dia,na verdade,desde da década de 80,os motores acabaram sendo cobertos com para choques de fibra e e outros agregados! A não muito tempo,em um dia só muito quente,na BR101,andando no máximo a 80KM/H ,pois o transito não deixava,cheguei a 120 graus,no final da viagem pois resolvi que estava atrasado,cheguei com uma das válvulas enforcada!Olha que a capela era sim de radiador deslocado! Existe uma brincadeira muito comum pelo meio da mecânica boxer baseada em uma antiga propaganda VW: "ar não ferve,mas óleo sim" Ter um termômetro de óleo no painel é um equipamento muito comum,pois a maioria dos carros mil possui só que pra água,e acredito que a maioria não faz rali!rsrsrs A dica é simples,não é por que vc não está vendo,não quer dizer que não esteja acontecendo! Garanto que alguém já reparou,que depois de algum tempo andando com o buggy o carro começou a ficar fraco ou "batendo pino",resultado de alta temperatura. Não foi atoa que o fusca mexicano recebeu um monte de mudanças na refrigeração do motor e do seu óleo! abração | |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qui 28 Ago 2014, 13:00 | |
| e um pequeno detalhe nos motores deitados temos que tomar um certo cuidado com a lataria do motor pois a refrigeração do mesmo é feita ao contrario ou seja de traz para frente... | |
| | | Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 30 Ago 2014, 08:23 | |
| Esse é o meu sistema. Fita veda rosca em todas as roscas. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
| | | waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 30 Ago 2014, 12:56 | |
| No meu motor tem marcador de pressão do oleo que sai ali junto com a cebola da luz do paiel e o da temperatura é bem embaixo do bloco mesmo lugar qe tem nas kombi lado direito da polia um pouco mais em baixo,marca em torno de 90 graus.mas ja chegou algumas vezes a 120 g tive que parar ou tirar o pé. | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 30 Ago 2014, 18:11 | |
| - Jperson escreveu:
- Esse é o meu sistema.
Fita veda rosca em todas as roscas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Se eu entendi,o seu está com um "T" somado a outro "T",mas o medidor não é "elétrico" é direto na pressão do medidor,bem preciso,mas dá mais manutenção,pois se houver rompimento dessa "mangueira" de ligação que vai até o medidor,vai óleo e pressão embora,não estou dizendo que seja rui, !Eu tenho um assim da VDO,mas é de temperatura,não uso mais. Esse bulbo da VDO que os MWM usam,são de duplo sistema e extremamente precisos. Abração JP!! | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 30 Ago 2014, 18:22 | |
| - waybecker escreveu:
- No meu motor tem marcador de pressão do oleo que sai ali junto com a cebola da luz do paiel e o da temperatura é bem embaixo do bloco mesmo lugar qe tem nas kombi lado direito da polia um pouco mais em baixo,marca em torno de 90 graus.mas ja chegou algumas vezes a 120 g tive que parar ou tirar o pé.
Seu bloco é do uns dos ultimos a serem produzidos,é um dos "mais modernos"! Sobre a temperatura,se pisar mesmo,dependendo do carro e da condição,vai mesmo a 120 e até 140 graus!A merda é se ficar muito tempo! O grande lance,é monitorar também a temperatura das camisas ou no caso,do cabeçote! Esse procedimento,é o mesmo que se usa na aviação! Trabalham deforma até simples:temperatura,pressão de óleo e temperatura de cabeçote X tempo,ou seja,se sabe aonde andar e se passar do limite,quanto tempo é tolerável,ou seguro! O pessoal da fusca e tal,tinha uma medidor de temp de cabeçote ptra vender a algum tempo! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Abração Beckão | |
| | | lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 30 Ago 2014, 21:15 | |
| se fosse eu, eu usaria pra começar um filftro de oleo externo como era usado nos fuscas mexicanos alem é claro de uma capela com o radiador de oleo deslocado, inclusive o amigo acima que o Figueiredo comento vende esta peça tambem.
ps. que fique bem claro que não tenho nada haver com o vendedor e nem o conheço, simplesmente comentei porque sei que ele vende a peça que estou recomendando porque sei que é otima para quem usa e força os morotes boxers, simples assim... | |
| | | Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 31 Ago 2014, 08:09 | |
| Figueiredo, usei por um tempo o manometro eletrico, mas não funcionou direito, aí troquei pelo mecanico. O meu kit de manometro e mangueira er cronomac, o melhor nacional e já fazem uns 6 anos que estão lá. | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 31 Ago 2014, 10:05 | |
| - Jperson escreveu:
- Figueiredo, usei por um tempo o manometro eletrico, mas não funcionou direito, aí troquei pelo mecanico.
O meu kit de manometro e mangueira er cronomac, o melhor nacional e já fazem uns 6 anos que estão lá. Acredito mesmo,a cronomac é mesmo muito boa,como eu disse antes,eu já usei da VDO. Quando disse sobre manutenção,quis dizer que,é mais uma mangueira sobre pressão de óleo andando pelo carro. Já não gosto de usar o kit de radiador e filtro esterno(mangueiras aterc) pois acho que começa complicar...mesmo assim eu uso. E lembro bem vc comentar sobre a ruptura de uma mangueira dessas que escoou quase todo o óleo do seu motor. O que eu na verdade mesmo estou querendo dizer é que:em se tratando de motor boxer,pra mim,na minha opinião,quanto mais simples melhor,pois é justo o grande ponto forte dessa mecânica,justo a simplicidade,onde se sai de casa com um chave de fenda e um 13mm,sabe se que vai voltar pra casa!rsrsrsrs Mas juro que não foi uma crítica pejorativa e muito menos pessoal,a sua pessoa e ao sistema usado! Abração JP! | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 31 Ago 2014, 10:09 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- se fosse eu, eu usaria pra começar um filftro de oleo externo como era usado nos fuscas mexicanos alem é claro de uma capela com o radiador de oleo deslocado, inclusive o amigo acima que o Figueiredo comento vende esta peça tambem.
ps. que fique bem claro que não tenho nada haver com o vendedor e nem o conheço, simplesmente comentei porque sei que ele vende a peça que estou recomendando porque sei que é otima para quem usa e força os morotes boxers, simples assim... Luby, O cara da fusca eTal,é o Fabrício,pessoa da melhor qualidade,extremamente honesto e o melhor,muito entendido nessa mecânica! Pode confiar que o cara é bom! Alias,ele tem o melhor preço dos camandos Engle originais do mercado! Fora outras "pecinhas" Abração | |
| | | Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 31 Ago 2014, 14:19 | |
| Não esquenta figueira, a critica ´e sempre construtiva e eu sei das limitações do equipamento. No caso das mangueiras de oleo, mudei o radiador para ao lado do cambio com mangueiras aeroquip( o metro dessas é caro). Abraço | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 31 Ago 2014, 14:41 | |
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| | | Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Seg 01 Set 2014, 08:57 | |
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| | | splitspeed BUGUEIRO
Mensagens : 66 Data de inscrição : 20/01/2015 Idade : 47 Localização : Brasília
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Sáb 18 Abr 2015, 20:52 | |
| Fundamental para nossos motores VW air coolds!! | |
| | | Kleyton maia BUGUEIRO
Mensagens : 103 Data de inscrição : 29/08/2012 Idade : 41
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Dom 19 Abr 2015, 17:39 | |
| Esse foi o esquema que fiz no meu funciona muito bem! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
| | | Claudinho BUGUEIRO
Mensagens : 81 Data de inscrição : 14/05/2014 Idade : 55 Localização : Maricá - RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Seg 20 Abr 2015, 18:57 | |
| Interessante!!! Vou providenciar este sensor assim que meu buggy estiver pronto pra rodar, não vejo a hora.
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| | | Claudinho BUGUEIRO
Mensagens : 81 Data de inscrição : 14/05/2014 Idade : 55 Localização : Maricá - RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Seg 20 Abr 2015, 19:03 | |
| Figueiredo, vc trabalha na bugre? | |
| | | vivinhom MODERADOR
Mensagens : 690 Data de inscrição : 22/08/2012 Idade : 63 Localização : MARICÁ-RJ
| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW Qua 22 Abr 2015, 08:06 | |
| - Claudinho escreveu:
- Interessante!!! Vou providenciar este sensor assim que meu buggy estiver pronto pra rodar, não vejo a hora.
Eu também não! kkkkkkkk A não ser que vc queira levar pra Araruama... | |
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| Assunto: Re: Sensor de temperatura e pressão motor Boxer VW | |
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