| Vazamento de óleo no radiador motor boxer | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Qui 26 maio 2016, 12:10 | |
| O motor boxer,vez ou outra,coisa rara,rompe a vedação do seu radiador de óleo,os motivos são variados e vão desde da idade do componente,passando por má instalação a defeito de fábrica da peça e furo no radiador. Mas o que preocupa,além da sujeira na garagem e a má aparência externa do motor,é o deposito de resíduos em partes mais nobres do mesmo. O que acontece é que,mesmo um pequeno vazamento de óleo nesse componente,gera problemas absurdamente perigosos para a saúde do boxer,geralmente a grande velocidade do ar vindo da ventoinha faz com que o óleo vire,fazendo uma analogia bem básica,um aerosol,onde o mesmo,acaba por ser depositado onde ele encontra resistência,ou seja,é depositado nas aletas das camisas,isso faz com que em pouco tempo forme uma camada de óleo e sujeira(poeira e outros indesejáveis) bem grossa nas aletas,que por sua vez,simplesmente,prejudicam o arrefecimento,chegando ao ponto,em determinados casos,de se bloquear totalmente a passagem de ar entre as camisas,principalmente,se for um motor que roda em estradas de terra. Com isso,o motor superaquece em pouco tempo e na maioria dos casos não consta no manômetro de óleo se houver.Acarretando assim,desgaste muito prematuro do kit(pistão,camisa e segmento),rompimento dos estojos de fixação dos cabeçotes que por sua vez vazamento nas capas de flauta e fratura dos alojamentos de válvulas/câmara de combustão. No caso apresentado,o vazamento surgiu e em menos de 15 dias,apesar de pequeno,fez um estrago considerável,agora imagina aquele motor que anda já alguns anos com um pequeno vazamento e estradas de terra!!?? rsrsrsrs : Interessante como suja os dois lados: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E suja bastante para todos os lados,normalmente se percebe o problema pela frente,fora os pingos no chão,apesar de ser espaçado em alguns casos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nesse exemplo,o problema foi causado por algum "poficional" inventor de titica que resolveu encher com solda de estanho a base dos estojos de fixação,o que em pouco tempo,por ser um material muito mais "mole" cedeu e criou folga,fora o problema do desalinhamento do radiador: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Como deveria ser: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O desalinhamento deformou a junta também: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O que vale como dica,para quem for fazer em casa ou supervisionar alguém fazendo é usar porcas travantes ou com trava química nas porcas ,e PRINCIPALMENTE: NUNCA utilizar qualquer tipo de cola ou vedante nas borrachas de vedação,que além de não resolver e nem prevenir um vazamento,ainda fica sob pena da cola entrar no circuito de óleo,efeito muito comum de acontecer quando aplicado,o correto é não utilizar nada,no máximo,em determinados casos e em pouca quantidade,vaselina: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O radiador precisa ser inspecionado também,a tela precisa estar bem fixada,pois a sua vibração pode ocasionar e assim o faz,rompimento do corpo do radiador,inutilizando a peça,nesse caso,antes do rompimento acontecer,pode se consertar com solda para metal (tig ou oxiacetileno,são as geralmente utilizadas) . Outra besteira que só faz dar problemas é a retirada da tela,ela existe ali,por entre outros motivos, para as aletas do radiador não fazerem um barulho horroroso de cigarra,com um assobio muito alto quando se acelera,existem pessoas que gostam desse tipo de "purpurina com paetê" ,mas na boa, motor boxer tem que ter barulho de boxer e não de cigarra no cio!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Por fim,é sempre reparar no motor e sempre que houver qualquer modificação no seu funcionamento ou na aparência,pesquisar e diagnosticar o que está acontecendo,antes que o problema vire uma "bola de neve". De resto,é abrir umas "ampolas geladas" ,vez ou outra dar uma sacaneada na biba malvada do bugre vermelho(o que também é bem legal ) e falar mentira e rir pra cassete aqui no BB!!! Abração a todos!! | |
| | | Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Qui 26 maio 2016, 16:42 | |
| Muito bom. Ajuda a bastante gente. | |
| | | Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sex 27 maio 2016, 09:55 | |
| | |
| | | vivinhom MODERADOR
Mensagens : 690 Data de inscrição : 22/08/2012 Idade : 63 Localização : MARICÁ-RJ
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sex 27 maio 2016, 10:33 | |
| | |
| | | Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sex 27 maio 2016, 15:36 | |
| - Marcio ® escreveu:
- Tomou uma coça do possante né Biba destrambelhada!!
Bom post! Sempre bem ilustrado o que beneficia principalmente os que possuem menos intimidade com nossos motores, associado as explicações, fica parecendo bem simples resolver os problemas e acaba dificultando a vida dos "mexanicos enroladores" de plantão!!
Fofo, Não chegou a ser coça não,mas que fiquei extremamente surpreso(no sentido ruim) fiquei...KKKKK Para mim,era certo de ser retentor de volante ou rompimento da borracha de vedação,nunca uma "cagada" dessas, fui seco igual a um mané no problema...KKKKKK Mas sério mesmo,a mecânica VW boxer é muito fácil e leve,contudo,só exige precisão,mas tirando isso,foi feita mesmo para o próprio dono resolver em casa,vide os manuais mais antigos,que em alguns casos,ensinavam até a mexer na caixa!!Ou seja,não adianta os 'mexinicos" de plantão ficarem enfeitando bolo,que não é bem assim que a banda toca,é fácil e barato pra caramba e pronto!! KKKKKKKKKKKKKKKKK JP, Obrigado amigo,é para facilitar e ajudar todo mundo!! Vivinho, "desavisado",o que vc aprontou agora??!!KKKKKKK Cadê a gaiola andando??!! Sou louco para montar uma,tenho a mecânica inteira aqui para montar,inclusive o chassi...Quero ver a sua!! Abração | |
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| | | | vivinhom MODERADOR
Mensagens : 690 Data de inscrição : 22/08/2012 Idade : 63 Localização : MARICÁ-RJ
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sáb 28 maio 2016, 07:05 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sáb 28 maio 2016, 17:49 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Sáb 28 maio 2016, 20:19 | |
| | |
| | | vivinhom MODERADOR
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Dom 29 maio 2016, 08:31 | |
| FIFI, esses aros traz. não são meus é de um vizinho que parou o buggy dele aqui em casa pra fazer um serviço, eu aproveitei e sobrepus os traseiros na gaiola pra ver como ficava, os dianteiros sim, eu tenho o mesmo modelo triângulo 14'', por isso que preciso dos adaptadores 4x100 para as rodas do renault clio, vai ficar bonito também mas se aparecer duas desse mesmo modelo só que 15'' com preço legal até rola, em relação aos adaptadores que vc tem passe o valor pra mim, me interessa muito, no que diz respeito à gaiola estou às ordens, vc é parceiro. Marcinho, quer apostar como é mais fácil. eu e o FIFI, aparecermos por aí do que vc por aqui? prove que vc é uma biba de palavra, honre nossa confraria! | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Dom 29 maio 2016, 09:10 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Dom 29 maio 2016, 22:40 | |
| | |
| | | vivinhom MODERADOR
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Seg 30 maio 2016, 07:24 | |
| Ô doido... e os adaptadores, por quanto? acabou não falando. rsrsrs | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Seg 30 maio 2016, 08:35 | |
| | |
| | | vivinhom MODERADOR
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Ter 31 maio 2016, 09:16 | |
| A pior coisa que tem é dar expectativas pra um infartado, a praga rogada é dobrada! | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Ter 31 maio 2016, 10:42 | |
| KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vivinho,me passa seu tel por MP de novo,acabei perdendo junto com um cel velho... Abração | |
| | | vivinhom MODERADOR
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Ter 31 maio 2016, 13:05 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Ter 31 maio 2016, 17:10 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Ter 31 maio 2016, 18:21 | |
|
Última edição por Figueiredo em Qua 01 Jun 2016, 12:32, editado 1 vez(es) | |
| | | vivinhom MODERADOR
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Qua 01 Jun 2016, 06:32 | |
| | |
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer Qua 01 Jun 2016, 08:30 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Vazamento de óleo no radiador motor boxer | |
| |
| | | | Vazamento de óleo no radiador motor boxer | |
|