| Cabeçote do chassi VW | |
|
+13Claudinho georgesaqua lubisomem01 Fabrício®© Marcio ® Fabiano Vogel Clayton Glaspac MACHADO waybecker NUNES Jperson Alemão/Floripa Figueiredo 17 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 20:40 | |
| Quando se fala em peças VW do fusca e sua familia,se nota hoje que a qualidade deixa e muito a desejar,isso não é diferente no que diz respeito ao "cabeçote" do chassi. Mesmo marcas conhecidas tem vindo com sérios problemas estruturais e acabamento. Os "cabeçotes" em sua grande maioria das vezes possuem: sérias faltas de solda e preenchimento ocasionando o principal motivo de sua oxidação(podre) pois não fica estaque e por sua vez fica com seu interior exposto a água,areia,etc;e para piorar,é uma das principais causas de oxidação do fundo do chassi,pois se a água entra no cabeçote nada a impede de seguir seu caminho "natural" e adentrar pelo resto do chassi! Outro gravíssimo problema é: o desalinhamento,em sua grande maioria,possuem anomalias em seu formato,falta de caster correto e com isso causando entre outros problemas:direção puxando,freio puxando,carro visualmente torto,e até mesmo com o tempo rachaduras pois como o sistema esta desequilibrado as forças envolvidas podem danificar o resto do chassi. Mas como se precisa trocar esta peça,existem procedimentos para estabelecer a normalidade do uso;é na verdade toda uma serie de retrabalhos para que tenhas um cabeçote com razoável qualidade!Basta ter atenção ou se for o caso,um bom profissional e honesto. De resto é tomar cerveja,andar de Buggy e rir pra cassete no Buggy e Bar!!! Não necessariamente na mesma ordem!!rsrsrsrsrs Principal falha que causa a livre entrada de água e outros indesejáveis,fora o enfraquecimento da estrutura da peça em si: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]É interessante também que repasse as roscas do cabeçote,pois muitas vezes as mesmas vem sujas com tinta,mal feitas ou ainda com rebarbas,o que pode causar um grande problema,como espanar a rosca do parafuso ou pior,quebra lo tentando colocar ou tirar. Esse furo no meio,que hora é redondo,hora é quadrado e hora é oval,vai depender do fabricante,possui grande responsabilidade no tocante de ser fechado,pois se ele ficar aberto,se torna uma grande entrada de água e outros indesejáveis,que só vão diminuir a vida útil da peça e também do próprio chassi,pois a partir do momento que o material está lá dentro,não há nada que impeça que continue seu caminho "natural" chassi a dentro: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Outro grande problema relatado e praticamente comum em todos os novos cabeçotes,o desalinhamento da peça,que gera os problemas citados acima: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Para resolver um defeito desse tipo,as vezes,ou quase sempre,tem que se "apelar" para medidas mais drásticas,no caso,a intervenção é dupla,se corta a solda da união do cabeçote com o túnel da peça nova se retirando uma "tira" a fim de refazer o CASTER da peça,pois os mesmos,quase sempre te em vindo com negativo,fato que prejudica enormemente a direção,gerando problemas como: o volante não voltar sozinho em uma curva,o carro não poder ser "cambado",peso na direção,etc. O outro motivo desse corte,ele serve para facilitar o desempeno mostrado na foto acima: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Com o cabeçote já alinhado é hora de refazer,no caso,fazer mesmo as soldas que faltam: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Solda que foi cortada já refeita: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Cantos e frestas do "chapéu" soldados,a fim de selar e restabelecer a real capacidade de carga da peça: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Cabeçote já terminado e pronto para uma pintura de qualidade de preferência: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]É interessante uma pintura de alta qualidade,e infelizmente o ferrolack não se enquadra nesse trabalho,por ser um procedimento chato,trabalhoso pra caramba e hoje caro,sai muito mais barato o investimento em uma tinta ou tratamento de qualidade superior,é a história do "faça só uma vez bem feito",nesse caso se destaca a Intertaff 262 da Internacional e outras tintas navais epoxi. Até mesmo o amado e odiado Hamerite possui suas qualidades,mas em certos casos,em chassis que torce muito,o mesmo,por ser pouco "flexível" tende a rachar e descascar,com isso gerando problemas,as é uma tinta de primeira também. De resto é montar o possante o mais rápido possível para poder aproveitar o carro! Abração a todos!!
Última edição por Figueiredo em Ter 26 Jan 2016, 08:29, editado 2 vez(es) | |
|
| |
Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 20:47 | |
| | |
|
| |
Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 21:24 | |
| | |
|
| |
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 22:45 | |
| Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] " /> | |
|
| |
waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 23:48 | |
| báh,show de bola, tem alguma marca de cabeçote de boa qualidade que o amigo possa indicar? abraço | |
|
| |
Jperson MODERADOR
Mensagens : 1108 Data de inscrição : 18/08/2012 Idade : 63 Localização : IJUI-RS
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 23:50 | |
| Ali serve a mesma tampinha que vai no compartimento do estepe, nos fuscas são 3 tampinhas dessas. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
MACHADO SÓ BEBUM
Mensagens : 671 Data de inscrição : 07/10/2012 Idade : 46 Localização : Imbituba-SC
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 23:54 | |
| - NUNES escreveu:
- Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] " /> Sem ser metido, mas já se metendo, a tampa original é de borracha, mas difícil pra caramba de achar, consegui uma no desmanche, eu mesmo tirei de um fusquinha kkkkkkkkk... | |
|
| |
waybecker MODERADOR
Mensagens : 1219 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Eldorado do sul RS.
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sex 13 Dez 2013, 23:56 | |
| a minha é uma capa oval com relevos, | |
|
| |
Clayton Glaspac MODERADOR
Mensagens : 233 Data de inscrição : 17/08/2012 Idade : 52 Localização : Mogi Guaçu SP
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 00:02 | |
| Tive que fazer praticamente a mesma coisa quando troquei o cabeçote do buggy. A abertura frontal eu coloquei um emblema da VW de uma grade de Santana, coube certinho. | |
|
| |
Fabiano Vogel SÓ BEBUM
Mensagens : 284 Data de inscrição : 01/09/2012 Idade : 53 Localização : Macaé (RJ)
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 06:38 | |
| Esse ai acho que é o meu.......... Capricha ai Figueiredo ! | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| |
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 06:50 | |
| - Jperson escreveu:
- Ali serve a mesma tampinha que vai no compartimento do estepe, nos fuscas são 3 tampinhas dessas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Serve sim e fica vedadinho! E ainda aconselho montar esta tampa com veda junta,pois as vezes resseca e cai ou deixa vazamentos,e ,no caso,o veda juntas não atrapalha a retirada em uma possível manutenção futura. obs:Person,muito obrigado pelo elogio! | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 06:57 | |
| - MACHADO escreveu:
- NUNES escreveu:
- Figueiredo, qual o recurso que vc usa para fechar o furo central, indicado pela seta amarela?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] " /> Sem ser metido, mas já se metendo, a tampa original é de borracha, mas difícil pra caramba de achar, consegui uma no desmanche, eu mesmo tirei de um fusquinha kkkkkkkkk... KKKKKKKKKK O pior que é isso mesmo!Existem certas peças para VW que como não saem muito o logista não tem interesse de telas a venda,é realmente difícil de encontrar essa bendita tampa,mas é de suma importância tela!!É praticamente o divisor de águas entre ter um chassi por 12 anos ou por 1 ano!!dependendo do uso e região é claro! Mas a ideia de pegar de desmanche é muito boa,faltando no mesmo, a imaginação tem seu valor!!rsrsrsrs o jeito é usar outra coisa!Até mesmo fazer uma com outro materia,como o amigo Clayton fez!l,já vi até de madeira e o pior que ficou legal pra caramba!!rsrsrs Mas aconselho,como disse acima,colocar algum tipo de vedante no acoplamento da peça!Vale a pena e não aporrinha no futuro! | |
|
| |
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 08:29 | |
| Para o meu, confeccionei uma tampa de borracha EVA e está no lugar até hoje!! Como disse o Figueiredo, mesmo usando muito na areia e em agua salgada, contando ainda com o auxílio de um óleo queimado por dentro, o chassi está em boas condições há quase 9 anos!! O trabalho e a explicação estão ótimos... valeu por compartilhar, conhecimento nunca é demais e não ocupa lugar!! | |
|
| |
Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 19:46 | |
| O meu eu soldei uma chapinha e fiz uma tampinha metálica, parafuso a tampinha nessa chapinha e fica vedadinho.
O meu cabeçote na época que troquei eu comprei da marca zito pereira é mais caro mais vale a pena, esta marca IGP não é bem vista aqui na região, melhor é Zito Pereira que vem todo costuradinho nas soldas.
Esta peça IGP depois do trato que o Figueiredo deu virou outra peça, um belo trabalho | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 20:14 | |
| - Fabrício®© escreveu:
- O meu eu soldei uma chapinha e fiz uma tampinha metálica, parafuso a tampinha nessa chapinha e fica vedadinho.
O meu cabeçote na época que troquei eu comprei da marca zito pereira é mais caro mais vale a pena, esta marca IGP não é bem vista aqui na região, melhor é Zito Pereira que vem todo costuradinho nas soldas.
Esta peça IGP depois do trato que o Figueiredo deu virou outra peça, um belo trabalho Concordo pra caramba com vc!! Mas,o problema é que a Zito também não está vindo muito boa! O ultimo que eu comprei junto com o assoalho, para meu uso...PQP!!! Como venho do comércio,descobri que a Zito andou terceirizando este tipo de estamparia antiga. Tomara mesmo que não seja verdade! | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 20:20 | |
| Uma dica para quem não quer ou não pode gastar com solda,é utilizar algum tipo de vedante,como:espuma expansiva de poliuretano em espray,massa de calafetar,etc Solução barata e que resolve por um bom tempo! Afinal de contas não adianta proteger com hamerite ou algo mais forte por cima e não proteger o interior! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 20:24 | |
| Exato!! | |
|
| |
Fabrício®© ADMINISTRADOR
Mensagens : 3558 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 45 Localização : Campos - RJ
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 20:43 | |
| Falou tudo, eu gosto de vedar com silicone preto de colar parabrisa, comprar o bisnagão e ir aplicando com doses generosas com o aplicador e o bico dosador, depois que seca vira uma borracha e não sai mais. | |
|
| |
NUNES SÓ BEBUM
Mensagens : 321 Data de inscrição : 03/01/2013 Idade : 65 Localização : VITÓRIA-ES/BRASIL
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 21:50 | |
| Valeu galera valeu pela dica... Eu já havia comprado essa peça só que ela fica um pouco folgada... Vou colar com silicone preto. | |
|
| |
Fabrício®© ADMINISTRADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 21:52 | |
| Nunes, o melhor é silicone de parabrisa, silicone comum utilizado para vedar junta solta fácil e rápido, uma boa é passar KPO também. | |
|
| |
NUNES SÓ BEBUM
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Sáb 14 Dez 2013, 22:16 | |
| Valeu pela dica Fabrício... | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Dom 15 Dez 2013, 00:41 | |
| - Fabrício®© escreveu:
- Falou tudo, eu gosto de vedar com silicone preto de colar parabrisa, comprar o bisnagão e ir aplicando com doses generosas com o aplicador e o bico dosador, depois que seca vira uma borracha e não sai mais.
É verdade! Aquela cola de parabrisa é do cassete!!Vira um borrachão arrumado! Parece mentira,mas aqui em Niterói,as vezes é difícil de encontrala a venda!!! Mas que funciona...funciona! | |
|
| |
Fabrício®© ADMINISTRADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Dom 15 Dez 2013, 07:44 | |
| Figueiredo, eu compro sempre no mercado livre, ta em torno de uns 30 reais e a pistola é mixaria também. Cola [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Pistola [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Figueiredo MODERADOR
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW Dom 15 Dez 2013, 20:50 | |
| - waybecker escreveu:
- báh,show de bola,
tem alguma marca de cabeçote de boa qualidade que o amigo possa indicar? abraço Caramba Beckão!!Foi mal!!Não tinha visto a sua pergunta! Cara...,sinceramente e infelizmente das tres marcas que já trabalhei,nem uma delas e algumas que vi por ai,que não apresentem essas deficiências,principalmente,a mais grave delas,que é a falta de alinhamento! Contudo,como disse antes,é possivel deixar a peça em uma forma mais "apresentavel" com retrabalho! Abração | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cabeçote do chassi VW | |
| |
|
| |
| Cabeçote do chassi VW | |
|