| DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO | |
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+6paulo - santa rita Bertagnoli Marcio ® Alemão/Floripa Figueiredo lubisomem01 10 participantes |
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Autor | Mensagem |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 15:49 | |
| texto retirado do blog AIR COOLED BR Fazer dupla carburação sim ou não! Como assim ? Aposto que todo mundo que tem um fusca sempre ouviu falar "O Zé Mecânico disse pra eu tirar os dois carburadores do meu Fusca por que ele fica mais ecônomico!" ou "O Jão disse que 2 carburadores da muito pau, ele me adaptou um carburador assim assim assado, é um ótimo mecânico" e assim prosseguem os "Mexânicos" defensores da carburação simples! Como muitos sabem existem enormes tópicos e Threads de discussão na internet sobre carburação dupla em fusca e derivados, pois para alguns mecânicos isto parece ser um pecado, e muitos donos se convencem que o mecânico sabe mais que este cara Você não sabe quem é? é o Professor Ferdinand Porsche o pai do fusca! Engenheiro Militar e Automotivo Desde o inicio de seus estudos sobre motores Boxer o professor Porsche analisava o uso de carburação dupla, se mostrando mais eficaz que carburação simples, mas eu não vou simplesmente falar que é bom por que eu penso, andei pesquisando em comunidades, sites, com pessoas que entendem bastante sobre o assunto Nota: Estas foram as conclusões que eu tirei, pode ser que muitos não concordem, mas não sou dono da verdade, e nem pretendo ser, caso eu tenha dito alguma besteira aceitarei correções Abaixo colocarei meus argumentos separados e detalhados para um melhor entendimento: Carburação Dupla O Conceito de carburação dupla segue aquela frase que a avó da gente sempre dizia "Duas cabeças pensam melhor que uma", e sim realmente no motor Boxer faz diferença, afinal como sabemos, o Motor Boxer é um motor de 4 Cilindros Contrapostos(Cilindros Opostos), abaixo uma imagemque ilustra bem Este motor é um 1500 (pelo menos é o que dizia a imagem) e sim ele está com carburação simples, afinal a própria VW soltava ele de fábrica assim, porém de acordo com estudos até o motor 1500 a carburação simples servia bem ao seu propósito, salvo aquela velha história que dizem que o motor 1500 é o 1300 um pouco mais forte, mas não chega perto do 1600! Propaganda de Época da VW explicando as vantagens da Carburação Dupla, Clique na Imagem Para Ampliar (Créditos da imagem: volkspage.net) Ae é que vem os argumentos, como se sabe, desde seu lançamento no (VW 1600 "Zé do Caixão) saia com motor 1600 Simples e capela baixa, assim como a Brasilia que também fora lançada com carburação simples, porém, devido aos cilindros contrapostos a carburação simples fornece subalimentação em rotações mais baixas, ou seja: você precisa pisar mais, para mandar mais combustível e manter seu carro bem acelerado, diferente do que muitos pensam, sacrificar potência não significa economia, afinal o esforço do motor será maior do que o necessário para realizar as tarefas, sim como muitos já devem ter pensado a carburação dupla faz a alimentação do motor ser Equalizada! Isto mesmo e ae entramos no ponto que os "Mexânicos" de plantão tem medo! Equalização de Carburadores: A equalização consiste em fazer os dois carburadores trabalharem com taxas de admissão idênticas, assim sendo dividindo o trabalho que seria feito por um carburador apenas com coletor simples para dois coletores, dois carburadores, e então terá aquele espertinho que vai dizer "Se eu colocar um carburador de corpo duplo vai resolver", BAAANG! Errado, pode até dar a impressão que mudou, mas você volta ao problema anterior, você tem um coletor simples, mesmo fazendo no coletor Original do fusca de carburador simples o seu carburador vai trabalhar mais logo desregulando mais rápido, e desgastando também, existem muitas "Técnicas" (pra não dizer gambiarra) para adaptar corpo duplo no fusca, porém não compensam muito pois dificilmente o acerto fica bom, normalmente os donos tem uma grande decepção, então a melhor opção seria manter dois carburadores Equalizados; Mesmo por que de acordo com testes de Revistas Especializadas de Época Motores Boxer demonstraram mais ecônomia e desenvoltura com dupla carburação. E agora você me pergunta: "como assim mais econômico? Eu to colocando um carburador a mais, to colocando mais potência no motor, você ta é de balela!" Por estes motivos que você vai ter mais economia imagina aquela subida na pista que você precisa manter potência e velocidade, se o seu motor estiver "enforcado" com carburação simples, você terá que pisar mais, logo seu carburador vai mandar mais gasolina, muitas vezes dando excesso, ou simplesmente fazendo seu carro perder potência, fora que você pode causar: Aumento de Temperatura Excessivo pelo esforço desnecessário(Afinal refrigeração é um ponto critico em motores a Ar), Pode provocar aquecimento da bomba de gasolina devido ao motor não responder como deveria. Agora quando você tem dupla carburação devidamente equalizada os Cilindros serão alimentados igualmente, você fará menos esforço, logo aumentando a vida util do seu motor e das peças pois você "afunda" menos o acelerador. Okay então você comprou os dois carburadores, seu mecânico diz que não compensa, que não adianta fazer dupla carburação que você esta perdendo tempo, Pois bem: Mude de Mecânico, encontre um mecânico com competência para fazer o serviço, pois desde os motores 1200cc se sabe que a melhor forma de melhorar a performânce de um motor Boxer é com carburação dupla! (logicamente você precisa fazer tudo corretamente, em caso de motores 1200, e 1300, e 1500 pode necessitar a troca de comando, reforços e mais algumas modificações para você sentir um bom ganho de performance). quem quiser saber mais o link do blg é [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 16:56 | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 17:44 | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 19:59 | |
| kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai vc gentilmente sedeu uma garrafa de coca com gas pra ele né Fifi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a gasolina que ele colocas só da pra chegar na tua porta né | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 20:09 | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 03 Nov 2014, 22:10 | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 07:39 | |
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Alemão/Floripa ADMINISTRADOR
Mensagens : 6335 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 55 Localização : FLORIANOPOLIS-SC
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 08:10 | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 10:01 | |
| Cambadaaaaaaaaaaaa!! Alemão, na verdade o Bibão de NIKITI encontrou um problema no chassi do Bugre V, coisa meio séria apesar do estado geral ser muito bom e tenho que me virar para consertar senão meu verão estará comprometido!! | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 10:03 | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 10:04 | |
| Qual problema Marcio, seria cabeçote rachado ? | |
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Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 10:09 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- Qual problema Marcio, seria cabeçote rachado ?
Não Luby, uma das torres do amortecedor traseiro está esfacelada, segundo Fifi, isso acontece por falta de uma "amarração" feita entre os dois lados com uma barra de ferro soldada, isso faz com que essa parte do chassi trabalhe se movimentando mais do que o devido tanto no sentido radial quanto o axial, daí... | |
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Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Ter 04 Nov 2014, 17:08 | |
| - Marcio ® escreveu:
- lubisomem01 escreveu:
- Qual problema Marcio, seria cabeçote rachado ?
Não Luby, uma das torres do amortecedor traseiro está esfacelada, segundo Fifi, isso acontece por falta de uma "amarração" feita entre os dois lados com uma barra de ferro soldada, isso faz com que essa parte do chassi trabalhe se movimentando mais do que o devido tanto no sentido radial quanto o axial, daí... Vixi e agora? fala mais sobre isso, tem como prevenir com esta barra? como fazer? | |
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paulo - santa rita SÓ BEBUM
Mensagens : 108 Data de inscrição : 08/10/2012 Idade : 64 Localização : santa rita do passa quatro sp
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 06:44 | |
| eu tenho em meu buggy way carburação dupla desde que comprei, já faz uns 8 anos que eu dei uma geral, mandei limpar, equalizar etc etc.... e só agora estou percebendo que esta na hora de dar outra geral...também prefiro a dupla..... | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 11:09 | |
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Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 14:41 | |
| Qual o modelo de carburador para dupla? desculpe a ignorância. | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 17:59 | |
| normalmente se usa o solex 32 mesmo que inclusive é o mesmo usado na dupla 32 original do fusca
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 17:59 | |
| normalmente se usa o solex 32 mesmo que inclusive é o mesmo usado na dupla 32 original do fusca
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qua 05 Nov 2014, 19:58 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- normalmente se usa o solex 32 mesmo que inclusive é o mesmo usado na dupla 32 original do fusca
Ilustrando a mensagem: rsrsrsrs [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Aparência do motor: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
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lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qui 06 Nov 2014, 10:00 | |
| um belo par de 40 ne Fifi coisa que dizem ficar bem melhor quando bem acertados do que os 32.. | |
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Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qui 06 Nov 2014, 10:51 | |
| - lubisomem01 escreveu:
- um belo par de 40 ne Fifi coisa que dizem ficar bem melhor quando bem acertados do que os 32..
40 o que? weber 40? | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Qui 06 Nov 2014, 10:53 | |
| - Bertagnoli escreveu:
- lubisomem01 escreveu:
- um belo par de 40 ne Fifi coisa que dizem ficar bem melhor quando bem acertados do que os 32..
40 o que? weber 40? A foto de cima do conjunto "desmontado" é de um par de solex 40,já a foto do motor montada,é de um par de 32 originais da VW (solex). E quando se lê "Solex" pode acontecer de ser "Solex/Brosol",as duas fábricas andaram juntas por um bom tempo! | |
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Diogo Albonico ADMINISTRADOR
Mensagens : 734 Data de inscrição : 26/05/2014 Idade : 38 Localização : Criciúma / SC
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 10 Nov 2014, 11:08 | |
| ótimo texto... Pretendo colocar no meu... Meu motor ta muito fraco..... segunda dele não tem força mais como de quando comprei a 1 ano atras... e eu sou leigo no assunto... ;/ | |
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Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 10 Nov 2014, 15:02 | |
| - Diogo Albonico escreveu:
- ótimo texto... Pretendo colocar no meu... Meu motor ta muito fraco..... segunda dele não tem força mais como de quando comprei a 1 ano atras... e eu sou leigo no assunto... ;/
Pode não ser o caso de colocar uma dupla,primeiro vc tem que descobrir o que aconteceu com o carro! Pode ser um monte de coisas,tais como:ponto,o carburador,se houver ponto de platinado,carburador com a mistura errada,ou até mesmo e tomara que não seja,o motor ficando realmente mais fraco por perda de compressão por afrouxar dos cabeçotes ou segmentos. Depois de "matar" o problema,pode se pensar em algo mais! Abração | |
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Diogo Albonico ADMINISTRADOR
Mensagens : 734 Data de inscrição : 26/05/2014 Idade : 38 Localização : Criciúma / SC
| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO Seg 10 Nov 2014, 17:27 | |
| Certooo... comecei a notar que ficou assim depois de usar a embreagem até não dar mais... e ter que rebocar ;/ depois da troca ... parece q a segunda ficou fraca... ;/
valeuuuu fifi | |
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| Assunto: Re: DUPLA CARB. NO MOTOR BOXER EXCELENTE TEXTO | |
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