texto retirado do blog AIR COOLED BR
Fazer dupla carburação sim ou não!
Como assim ?
Aposto que todo mundo que tem um fusca sempre ouviu falar "O Zé Mecânico disse pra eu tirar os dois carburadores do meu Fusca por que ele fica mais ecônomico!" ou "O Jão disse que 2 carburadores da muito pau, ele me adaptou um carburador assim assim assado, é um ótimo mecânico" e assim prosseguem os "Mexânicos" defensores da carburação simples!
Como muitos sabem existem enormes tópicos e Threads de discussão na internet sobre carburação dupla em fusca e derivados, pois para alguns mecânicos isto parece ser um pecado, e muitos donos se convencem que o mecânico sabe mais que este cara
Você não sabe quem é? é o Professor Ferdinand Porsche o pai do fusca! Engenheiro Militar e Automotivo
Desde o inicio de seus estudos sobre motores Boxer o professor Porsche analisava o uso de carburação dupla, se mostrando mais eficaz que carburação simples, mas eu não vou simplesmente falar que é bom por que eu penso, andei pesquisando em comunidades, sites, com pessoas que entendem bastante sobre o assunto
Nota: Estas foram as conclusões que eu tirei, pode ser que muitos não concordem, mas não sou dono da verdade, e nem pretendo ser, caso eu tenha dito alguma besteira aceitarei correções
Abaixo colocarei meus argumentos separados e detalhados para um melhor entendimento:
Carburação Dupla
O Conceito de carburação dupla segue aquela frase que a avó da gente sempre dizia "Duas cabeças pensam melhor que uma", e sim realmente no
motor Boxer faz diferença, afinal como sabemos, o
Motor Boxer é um
motor de 4 Cilindros Contrapostos(Cilindros Opostos), abaixo uma imagemque ilustra bem
Este
motor é um 1500 (pelo menos é o que dizia a imagem) e sim ele está com carburação simples, afinal a própria VW soltava ele de fábrica assim, porém de acordo com estudos até o
motor 1500 a carburação simples servia bem ao seu propósito, salvo aquela velha história que dizem que o
motor 1500 é o 1300 um pouco mais forte, mas não chega perto do 1600!
Propaganda de Época da VW explicando as vantagens da Carburação Dupla, Clique na Imagem Para Ampliar (Créditos da imagem: volkspage.net)
Ae é que vem os argumentos, como se sabe, desde seu lançamento no (VW 1600 "Zé do Caixão) saia com
motor 1600 Simples e capela baixa, assim como a Brasilia que também fora lançada com carburação simples, porém, devido aos cilindros contrapostos a carburação simples fornece subalimentação em rotações mais baixas, ou seja: você precisa pisar mais, para mandar mais combustível e manter seu carro bem acelerado, diferente do que muitos pensam, sacrificar potência não significa economia, afinal o esforço do
motor será maior do que o necessário para realizar as tarefas, sim como muitos já devem ter pensado a carburação dupla faz a alimentação do
motor ser Equalizada! Isto mesmo e ae entramos no ponto que os "Mexânicos" de plantão tem medo!
Equalização de Carburadores: A equalização consiste em fazer os dois carburadores trabalharem com taxas de admissão idênticas, assim sendo dividindo o trabalho que seria feito por um carburador apenas com coletor simples para dois coletores, dois carburadores, e então terá aquele espertinho que vai dizer "Se eu colocar um carburador de corpo duplo vai resolver", BAAANG! Errado, pode até dar a impressão que mudou, mas você volta ao problema anterior, você tem um coletor simples, mesmo fazendo no coletor Original do fusca de carburador simples o seu carburador vai trabalhar mais logo desregulando mais rápido, e desgastando também, existem muitas "Técnicas" (pra não dizer gambiarra) para adaptar corpo duplo no fusca, porém não compensam muito pois dificilmente o acerto fica bom, normalmente os donos tem uma grande decepção, então a melhor opção seria manter dois carburadores Equalizados;
Mesmo por que de acordo com testes de Revistas Especializadas de Época Motores Boxer demonstraram mais ecônomia e desenvoltura com dupla carburação.
E agora você me pergunta: "como assim mais econômico? Eu to colocando um carburador a mais, to colocando mais potência no
motor, você ta é de balela!"
Por estes motivos que você vai ter mais economia imagina aquela subida na pista que você precisa manter potência e velocidade, se o seu
motor estiver "enforcado" com carburação simples, você terá que pisar mais, logo seu carburador vai mandar mais gasolina, muitas vezes dando excesso, ou simplesmente fazendo seu carro perder potência, fora que você pode causar: Aumento de Temperatura Excessivo pelo esforço desnecessário(Afinal refrigeração é um ponto critico em motores a Ar), Pode provocar aquecimento da bomba de gasolina devido ao
motor não responder como deveria.
Agora quando você tem dupla carburação devidamente equalizada os Cilindros serão alimentados igualmente, você fará menos esforço, logo aumentando a vida util do seu
motor e das peças pois você "afunda" menos o acelerador.
Okay então você comprou os dois carburadores, seu mecânico diz que não compensa, que não adianta fazer dupla carburação que você esta perdendo tempo, Pois bem: Mude de Mecânico, encontre um mecânico com competência para fazer o serviço, pois desde os motores 1200cc se sabe que a melhor forma de melhorar a performânce de um
motor Boxer é com carburação dupla! (logicamente você precisa fazer tudo corretamente, em caso de motores 1200, e 1300, e 1500 pode necessitar a troca de comando, reforços e mais algumas modificações para você sentir um bom ganho de performance).
quem quiser saber mais o link do blg é
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