Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 17:32
A grande sacada da PU,é a quantidade de camadas!Quanto mais camadas,melhor e mais bonita fica! Tem um amigo meu que deu 7 mãos de tinta em um Puma GTB,poliu bastante,cara...fica igual a um espelho!Parece até vidro!Ficou perfeito! abração
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 18:00
Figueiredo escreveu:
A grande sacada da PU,é a quantidade de camadas!Quanto mais camadas,melhor e mais bonita fica! Tem um amigo meu que deu 7 mãos de tinta em um Puma GTB,poliu bastante,cara...fica igual a um espelho!Parece até vidro!Ficou perfeito! abração
As minhas pumas são neste padrão Figueiredo....
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 18:50
lubisomem01 escreveu:
Figueiredo escreveu:
A grande sacada da PU,é a quantidade de camadas!Quanto mais camadas,melhor e mais bonita fica! Tem um amigo meu que deu 7 mãos de tinta em um Puma GTB,poliu bastante,cara...fica igual a um espelho!Parece até vidro!Ficou perfeito! abração
As minhas pumas são neste padrão Figueiredo....
O lance é esse mesmo. Esse papo de dar verniz para fugir do polimento então é coisa de caçar com gato.
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 20:28
Diogo Lima escreveu:
lubisomem01 escreveu:
Figueiredo escreveu:
A grande sacada da PU,é a quantidade de camadas!Quanto mais camadas,melhor e mais bonita fica! Tem um amigo meu que deu 7 mãos de tinta em um Puma GTB,poliu bastante,cara...fica igual a um espelho!Parece até vidro!Ficou perfeito! abração
As minhas pumas são neste padrão Figueiredo....
O lance é esse mesmo. Esse papo de dar verniz para fugir do polimento então é coisa de caçar com gato.
Tem tinta que é pra trabalhar com verniz,outras não.A tinta "PU" não precisa de verniz e se o pintor for bom mesmo,tem "gente" que não dá nem polimento,pois o resultado,geralmente já é bom,mas com polimento é muito melhor! Por isso que tem o lance de se dar um pouco mais de camadas de tinta,pra poder polir melhor e com isso o resultado fica muito melhor! Abração
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 21:52
Diogo Lima escreveu:
Na Bugre será que a carroceria passa pelo processo de polimento ou vai direto para o verniz?
Amigos, deixa eu só explicar uma coisa.
Eu sempre soube que a tinta PU não precisa verniz só que quando se fala em verniz abordamos dois assuntos, um dele é o brilho e o outro é a proteção para a tinta, em casos como poliester o verniz é praticamente obrigatório ja o PU é outra história, chega a ser tão duro e resistente quanto um verniz só que quando se pinta com PU naturalmente parte-se para o polimento e o polimento não é uma das tarefas mais agradáveis de se fazer e na busca de formas "mais simples" de se conseguir um brilho eu ouvi muita gente dizendo que joga um verniz por cima para dar o efeito de molhado e simplesmente pula a parte do polimento, não é que seja necessário o verniz mas neste caso trata-se de "caçar com gato" , quando fiz a primeira pergunta sobre o assunto (conforme citei) eu gostaria de saber se a bugre também anda caçando com gato ou faz o polimento, pelo que entendi, não fazem polimento algum e pelo que parece também não dão verniz, pinta da melhor forma possível e bola pra frente, eu só fiz a pergunta porque vi um Bugre VII laranja zero bala que dava pra pentear os cabelos e eu perguntei se a bugre fazia o polimento ou polia porque se me dissesse que davam verniz (pra caçar com gato) eu também faria isso porque gostei do resultado, ou seja, a minha duvida não era sobre tinta ou verniz, a duvida sempre foi sobre o procedimento que a Bugre faz e pelo que entendi, o dono do carro que vi deve ter polido o carro fora a parte.
Só estou explicando isso tudo porque as vezes a gente faz uma pergunta (mal formulada) e na boa vontade se fala sobre tudo envolta do assunto e a resposta acaba não ficando clara, mas mesmo de forma indireta eu entendi a resposta.
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 12 Set 2014, 22:22
O mais simples é fazer um novo tópico para acordamos um ou alguns procedimentos de pintura para buggy e afins! Abração
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 13 Set 2014, 08:23
Diogão, vou chutar porque nunca acompanhei um processo inteiro de pintura feito pela fábrica... até onde entendi, as pinturas feitas com tinta poliéster vão diretamente para a camada de verniz sem polimento e as feitas com PU não. Acho que é isso!!
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 13 Set 2014, 09:11
Um detalhe se os amigos repararem em todos esses programas americanos sobre carros que passam na tv todos eles antes do cara aplicar o veniz sempre leva uma lixa 1200 ou similar que é para tirar o excesso de poeira de tinta que sempre fica pois normalm,ente quando se pinta uma peça a outra do lado ou abaixo sempre leva uma poeira de tinta por isso sempre se corre um lixa fina antes do verniz...
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 13 Set 2014, 14:25
lubisomem01 escreveu:
Um detalhe se os amigos repararem em todos esses programas americanos sobre carros que passam na tv todos eles antes do cara aplicar o veniz sempre leva uma lixa 1200 ou similar que é para tirar o excesso de poeira de tinta que sempre fica pois normalm,ente quando se pinta uma peça a outra do lado ou abaixo sempre leva uma poeira de tinta por isso sempre se corre um lixa fina antes do verniz...
Isso é verdade mesmo...
E ainda tem um detalhe, na hora da pintura se o cara der mole com o overspray ele terá essa poeira constantemente até mesmo durante a pintura e isso traz a ilusão de que ficou fosco numa parte e brilhosa em outra e com isso o cara acaba voltando onde ficou fosco por causa do overspray e acaba deixando escorrer, ja dei muito esse mole, mas mesmo com a pistola reguladinha acontece essa poeira, de leve, mas acontece.
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Qui 18 Set 2014, 09:00
Figueiredo escreveu:
O mais simples é fazer um novo tópico para acordamos um ou alguns procedimentos de pintura para buggy e afins! Abração
Acho que isso ajuda...
Nos anos 80 vieram as tintas de a base de poliuretano, onde as tintas não mais eram curadas por oxidação da suas resinas e metais, além da perda de solventes.
As famosas tintas PU, são curadas por ação de um catalizador que fazem a resina atingir alta resistência, seja ao intemperismo, seja aos solventes, seja a abrasão.
Ocorre que alguns fabricantes de tintas que para baixar os custos destas e acelerar o processo de secagem, adicionam resinas menos nobres, como acrílicas e alquídicas que prejudicam a performance das PU’s.
Então cuidado com as marcas mais baratas.
Senhores, falei um pouco sobre isto para chegar ao ponto chave da reparação dos nossos veículos, que é bem mais complicado do que a reparação em carros de chapas. A fibra se “movimenta” bem mais que a chapa ao ser colocada sobre o calor, tipo o sol de 40 º C (fácil na praia), então tudo que estiver em cima desta deve ser flexível, mas sem perder a dureza e a capacidade de isolar a porosidade e irregularidades da fibra. E se querem bons resultados não façam economia neste item.
Falando do processo em si:
Repintura
A carroceria deve ser lixada até a fibra, e se encontrar as famigeradas massas plásticas elas devem ser removidas e substituídas por laminação com fibra de manta e tecidos.
A superfície deve ser lixada e nivelada e após este tratamento tem que ser aplicado um véu de superfície para isolar os “desenhos” da manta e tecidos. Veja os carros de fibra ao sol e verá que em sua maioria verá os “desenhos” da fibra nas tintas de acabamento.
Após aplicação do véu, tem que ser aplicado um bom isolador, normalmente é usado um gel primer de boa qualidade. Detalhe, não existe esta de só uma camada.
Você aplica uma camada, deixa ao sol, lixa, aplica nova camada, lixa e verifica se não ficou alguma imperfeição. Se ficar, aplica nova camada, lixa e deixa alguns dias ao sol para aflorar os defeitos. Quando estiver em ordem não tem outro tipo de primer adequado que não seja o primer PU de alto enchimento.
Só para se ter uma idéia, poucas empresas ainda produzem este produto, entre elas a Glasurit (eu usei ela no Hulk), Plastoflex, ou Lazzuril. Tem também o primer PU da DuPont, linha Standok, mas é muitíssimo caro, mas é a melhor linha de tinta do planeta (na minha opinião).
Quando você notar que está lisinho, você deixa ao sol para ter certeza que não terá surpresa.
Resista a tentação de usar um primer mais barato, como os “universais”, que são primer de resina sintéticas comuns melhoradas com resinas vinílicas. É um primer “mole” que resolve no momento, mas que com o tempo não isola os problemas da fibra (como dito anteriormente) e sua tinta de acabamento vai ficar linda com os desenhos da fibra, do tecido, do lixamento e outros defeitos por conta do primer.
Quando estiver com bom acabamento, você deve lixar levemente e aplicar uma fina camada de primer PU para permitir aderência das tintas de acabamento.
Se for cor lisa, compre-a em base de PU e aplique usando catalizador e solvente do mesmo fabricante.
Esqueça os “macetes” se você não conhece a fundo de tintas. Todo fabricante descreve no rotulo da lata os cuidados e padrões para uma ótima aplicação.
Se for dupla camada, aplicar a base poliéster de efeito metálico ou perolizado respeitando as recomendações do fabricante. Não demore muito para aplicar o verniz de acabamento e volte a seguir as recomendações do fabricante.
Um macete dos bons é após a ultima camada, é pegar um pouco do verniz catalisado e diluí-lo em cem por cento por um solvente do próprio fabricante para esta finalidade. Normalmente este solvente é chamado melhorador de brilho, PU flow, solvente para igualar emenda entre outros nomes.
Com este procedimento o brilho aflora muito e você só precisará encerar o carro após 30 dias para criar uma camada de proteção, que pode ser a famosa cristalização.
Mas lembre-se, não faça este polimento antes de 30 dias, pois este é o tempo necessário para a pintura eliminar todos os traços de solventes da pintura e o verniz ou tinta atingir sua dureza máxima.
Dá para fazer em casa. A fibra é fácil. Conseguir um bom resultado na pintura já complica bastante. Depende do equipamento e de prática.
. Texto retirado da lista de discursão do Gurgel guerreiro, autor desconhecido
Fabiano Marques MODERADOR
Mensagens : 523 Data de inscrição : 15/08/2012
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Qui 18 Set 2014, 14:28
Ótima matéria Márcio!!!
Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Qui 18 Set 2014, 16:08
poxa pessoal e Eu que comprei o buggy e está com algumas bolhas na pintura, e teve um funileiro que disse que fibra é assim mesmo. Dá pra acreditar?
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Qui 18 Set 2014, 19:19
A fibra tem um detalhe que no meu ponto de vista é o pior deles...
Quando nós lixamos a pintura toda até chegar na fibra nós conseguimos reparar em alguns pontos pequenas rachaduras que mais parecem riscos por dentro da resina, essas rachaduras as vezes nem passando a unha a gente consegue sentir mas a danada esta la, estas rachaduras aos poucos rompem as camadas do primer e da tinta e aparecem por cima da pintura, eu estava lixando o buggy e desconfiei que pudesse existir água dentro desses pequenos riscos e para a minha surpresa descobri que todos os riscos na verdade são rachaduras que estão até a superfície e que estavam cheias de água, como eu tinha deixado o buggy direto na resina e encontrei algumas dessas, fiquei pensando em retirar até a camada de primer que tinha aplicado por cima para encontrar mais dessas mas para o meu espanto elas aparecerem mesmo por cima do primer.
Fiz um video tosco para explicar melhor isso, reparem que quando eu coloco o disco da mini dril num desses riscos a poeira da fibra mostra por cima do primer onde existe estas micro rachaduras que na verdade ja atravessaram o primer mas a o olho nu não tem como saber, reparem o desenho que a poeira mostra e depois que eu lixo o primer aparece exatamente o mesmo desenho das linhas dentro da resina.
Acreditem, dentro desses riscos tinha água, por isso o lance de pintar no sol, se você fechar isso com muitas camadas, uma hora a água vai ter que evaporar e daí vem as famosas bolhas.
Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 19 Set 2014, 08:06
Mas da onde vem água do buggy?
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 19 Set 2014, 13:06
Bertagnoli escreveu:
Mas da onde vem água do buggy?
Eu tinha molhado o buggy antes, a água entra e sai por estas rachaduras e o espanto da água aparecer esta relacionado ao fato do buggy parecer estar seco, estas micro rachaduras parecem linhas dentro da resina, se no processo de pintura você "vedar" com a água la dentro quando ela evaporar terá que sair por algum lugar e aí esses mesmos riscos podem aparecer na superfície da tinta ou criar umas bolhas na pintura.
Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 19 Set 2014, 16:04
Entendi. no caso ds bolhas do meu o funileiro,( que não foi o que pintou ele, pois o que pintou eu não conheço),me disse que era resultado dos gases da secagem da fibra, que foi pintada, bem a pintura é nova porem as bolhas me incomodam, e se eu fosse pintar ele eu iria mudar a cor, ou seja tenho de suportar as bolhas, fazer o que. Você está reformando o seu totalmente?
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 19 Set 2014, 20:28
Bertagnoli escreveu:
Entendi. no caso ds bolhas do meu o funileiro,( que não foi o que pintou ele, pois o que pintou eu não conheço),me disse que era resultado dos gases da secagem da fibra, que foi pintada, bem a pintura é nova porem as bolhas me incomodam, e se eu fosse pintar ele eu iria mudar a cor, ou seja tenho de suportar as bolhas, fazer o que. Você está reformando o seu totalmente?
Estou reformando totalmente a muitos anos, para ser sincero ja estou de saco cheio de reforma e olha que gosto disso.
Sobre as bolhas serem resultado da secagem da fibra que foi pintada eu não afirmo que esteja certo ou errado ja que a questão de ser infiltração é só a minha opinião, pode ser que na verdade não seja nem uma coisa e nem outra mas eu ainda acredito que seja água mesmo.
Hoje continuei abrindo algumas dessa rachaduras que mostrei e descobri que em vários pontos estava oco por dentro, ou seja, entre as camadas da laminação existia pequenos espaços por onde a água consegue entrar mas depois não tem como sair.
Uma coisa é fato, pintar carro comum e carro de fibra são coisas totalmente diferente e encontrar quem pinte carro é fácil agora quem saca de fibra é outra história.
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sex 19 Set 2014, 22:30
Diogo Lima escreveu:
Uma coisa é fato, pintar carro comum e carro de fibra são coisas totalmente diferente e encontrar quem pinte carro é fácil agora quem saca de fibra é outra história.
Concordo em gênero, número e grau..... tinha um mané bigodudo aqui no fórum que dizia isso, mas anda sumido!!!
Figueiredo MODERADOR
Mensagens : 2050 Data de inscrição : 06/07/2013 Idade : 44 Localização : Niterói/Praia seca RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 20 Set 2014, 11:46
Mas bolha na fibra,não na pintura,é sinal sim de má laminação!E que os fabricantes da época e até hoje ainda tem gente que fabrica da mesma forma!Preenche com massa! Princípio básico:"quando estufar,o carro já vai estar longe"
lubisomem01 MODERADOR
Mensagens : 3719 Data de inscrição : 15/08/2012 Idade : 69 Localização : Rio de Janeiro - RJ
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 20 Set 2014, 13:12
alem do que foi dito acima um lance que aprendi é que só se pode usar lixar com aguá na fibra depois da peça levar o primer ate então só lixa seca mesmo..
Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 20 Set 2014, 15:25
Pois é, dentre tudo o que foi dito fico com o seguinte, vou comprar um porquinho pra daqui a uns anos fazer "A REFORMA",e pra isso terei de levar meu buggy pra Sampa, mas enquanto não posso vou cuidando do que posso. Ele está bom pra caramba, é que ver uma bolha na pintura incomoda muito.
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 20 Set 2014, 16:06
Bertagnoli escreveu:
Pois é, dentre tudo o que foi dito fico com o seguinte, vou comprar um porquinho pra daqui a uns anos fazer "A REFORMA",e pra isso terei de levar meu buggy pra Sampa, mas enquanto não posso vou cuidando do que posso. Ele está bom pra caramba, é que ver uma bolha na pintura incomoda muito.
Dependendo da tinta que o seu buggy foi pintado da pra fazer retoque, se der fica barato e da pra esperar a reforma mais tranquilo.
Bertagnoli MODERADOR
Mensagens : 583 Data de inscrição : 06/11/2013 Idade : 45 Localização : Ribeirão Preto
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Sáb 20 Set 2014, 18:45
Dependendo da tinta que o seu buggy foi pintado da pra fazer retoque, se der fica barato e da pra esperar a reforma mais tranquilo.[/quote]
O duro é que uma coisa puxa a outra, ai fico com medo de mexer e ter uma surpresa desagradàvel no meio do caminho, ai jà viu né $$$$$$$
Diogo Lima MODERADOR
Mensagens : 423 Data de inscrição : 19/08/2012 Idade : 42 Localização : Itaipuaçu, Maricá-R.J
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Dom 26 Out 2014, 08:12
Alguém sabe qual é o "preto" que normalmente se aplica por dentro dos paralamas?
Marcio ® ADMINISTRADOR
Mensagens : 6383 Data de inscrição : 14/08/2012 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Assunto: Re: Pintura com qualidade!!! Dom 26 Out 2014, 10:58
Diogo Lima escreveu:
Alguém sabe qual é o "preto" que normalmente se aplica por dentro dos paralamas?
Boa pergunta Diogo, também quero saber, mas imagino que seja um produto que tenha mais resistência, talvez uma "batida de pedra"... vamos aguardar!!