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 Retrabalho de cabeçote Boxer

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Figueiredo
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MensagemAssunto: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sex 23 Maio 2014, 23:27

Umas das melhores coisas que e pode fazer em um motor boxer é o "retrabalho dos cabeçotes";
é uma série de medidas e condutas a serem aplicadas no cabeçote em várias arias do mesmo,hora no escape,hora na admissão,hora nas aletas,hora na taxa de compressão(se for o caso),etc
Todos esses retrabalhos são muito eficientes no que se diz respeito a melhora de funcionamento.
Tirando a mudança de taxa,todos os retrabalhos são extremamente positivos em todas a situações!Pois favorecem sem comprometer o funcionamento e vida útil!!
As melhorias entre outras são:diminuição da temperatura do cabeçote,melhor queima de combustível,melhor rendimento do motor,melhor consumo,etc.
Ai surge a pergunta de um milhão!..."mas por que a fábrica não o fazia?" resposta é até bem simples e esquisita:sairia muito caro retrabalhar cada cabeçote!!
toda via,existe algumas ressalvas nesse serviço,como toda intervenção mecanica fora da originalidade,tem que ser realizadas de forma altamente precisa e correta em relação a que se espera do resultado final!
Como normalmente este trabalho engloba "mexer" na câmara de combustão,só polindo ou mais radical,mudando a forma da camara,tem que se ter o extrema cuidado de se equalizar as câmaras de combustão pela medição de seus  volumes cubicos,pois se mas mesmas não estiverem dessa forma,vão gerar muitos problemas!
Contudo,existe uma forma bem menos radical e também muito eficiente de retrabalho,no que condiz em facilitar o funcionamento do componente e é mais ou menos isso que está sendo feitos nesse trabalho.


Repare nas emendas das aletas,dessa forma,bloqueia de forma muito ruim a circulação da refrigeração,com isso,diminuindo de forma considerável sua vida útil:

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Retrabalho realizado,aletas desobstruidas : 


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Furação original admissão:

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Admissão já refeita,parece pouca a diferença,mas a melhora já é muito considerável:

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Comparação entre os dois:

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o mesmo foi feio no escape,só essas intervenções já garantem alguma melhora no funcionamento do componente e aumento de vida útil.










,logo acrescento fotos do resto do trabalho.
Abração
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 08:31

Temos um tópico de preparação e melhorias para motores Boxer que está em construção. Falar dos cabeçotes é agregar muita informação importante... vou colaborar com algum material!!

Duto de escapamento retrabalhado e polido.
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Problemas de fundição impedem a passagem de ar e refrigeração dos cabeçotes, com uma furadeira e alguma habilidade pode ser resolvido
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Dutos de admissão muito bem trabalhados, comparem com a foto do cabeçote original postada pelo Figueiredo... o alumínio que forma um "caroço" junto as guias de válvulas foram suprimidos.
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 09:32

excelente material..

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Diogo Lima
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 10:27

Cruzes, ja vi alguns trabalhos de polimento em dutos mas nada com o grau de perfeição desses que o Marcio postou. Na dremel é que não foi feito.
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Marcio ®
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 10:43

Engano seu Diogão!! Aí tem o uso da Dreamel, lixamento diverso (inclusive, para não dizer principalmente com o dedo... arrrrrgh) com lixa de ferro e lixa dágua e muito, mais muito tempo de trabalho empregado para chegar nesse resultado!!
Olhem esse cabeçote muito bem preparado em casa, parece até gringo, um espetáculo!!

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 13:45

Marcio ® escreveu:
Engano seu Diogão!! Aí tem o uso da Dreamel, lixamento diverso (inclusive, para não dizer principalmente com o dedo... arrrrrgh) com lixa de ferro e lixa dágua e muito, mais muito tempo de trabalho empregado para chegar nesse resultado!!
Olhem esse cabeçote muito bem preparado em casa, parece até gringo, um espetáculo!!

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Um artista, que coisa linda.
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Figueiredo
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 14:37

Essas fotos que postei,são na verdade o início do trabalho,ainda tem muito a ser feito!Principalmente,no que se diz respeito ao ajuste fino e polimento!E lembrando também que,no caso apresentado,a intervenção é mais simples e menos complicada,basicamente o ajuste do tamanho dos dutos foi feito em cima das juntas originais do cabeçote,justo para deixar mais simples o acesso a pessoas "comuns" que possam e queiram 
se houver a possibilidade,de melhorar o seu motor boxer
Existe intervenções muito mais fortes e complicadas que só mesmo profissionais com muitos anos de esperiência no assunto podem realizar de forma correta.
Exemplo de Mudar, o formato das camaras de combustão é muito bom e trabalho muito bonito,Como nas fotos do marcinho,contudo,não recomendo a marinheiros de primeira viajem,alias,nem de segunda viagem,pois exige muita destreza ,eficiêcia e estudo do que esta sendo feito 
Mas o mais interessante,seria fazer um tópico único com todas as informações e se possivel,os procedimentos!


OBS: o trabalho nas fotos do Marcio está perfeito!!!Espero que no final do meu,tenho um resultado alguma coisa parecido!!    
Quem é que fez?
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 14:41

Vou fundir esses tópicos depois ou não, dependendo do desenvolvimento do assunto!!  Neutral 

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 14:43

Marcio ® escreveu:
Vou fundir esses tópicos depois ou não, dependendo do desenvolvimento do assunto!!  Neutral 
É melhor fundir mesmo!Semana que vem,vou colocar fotos melhores e mais avançados,depois é só editar e fazer um tópico bem mais completo!
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Gui Kaufmann
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 18:49

Legal o material, mas eu mesmo não teria coragem de fazer. Algo bom pra fazer é tirar um pouco de material para aumentar a taxa do motor

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Sab 24 Maio 2014, 23:56

Muito bom show!

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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Dom 25 Maio 2014, 23:34

é uma pena que a unica coisa que não tirei foto,foi o polimento com retifica manial e finalizado com od dedos,na entrada e na saida do cabeçote,mas ficaram iguais ou ate melhor que esse da oto que o Marcio postou ,foi um serviço de uma semana,o cabeçote ainda foi rebaixado.ficou um canhã, ainda mais com a admição da combi,esta em teste com ocarburador do fusca mas logo vai ou do opala 40 mm ou mini pro.

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 26 Maio 2014, 08:28

Beckão... admissão que vc fala é o coletor da Kombi injetada?? Se fizer uma flange de adaptação do Mini progressivo e calibrar legal vai ficar um mostrinho seu Way!!

Tem fotos não, coloca pra gente ver!!???

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Última edição por Marcio ® em Seg 26 Maio 2014, 13:13, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 26 Maio 2014, 12:46

Ainda iria no 40,além de ser uma adaptação consagrada,o desempenho é muito bom e somado a admissão da Kombi injetada,fica melhor ainda!E isso tudo em um carburador muito simples de se manter e o melhor,possui a mesma medida da admissão.
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waybecker
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 26 Maio 2014, 22:08

Fifi,eu ja tenho o 40 do opala,comprei de um opala que estava funcionando,já comprei todos os gigles juntas e o diafragma,agulha e já foi feito o embuchamento para tirar uma pequena folga,só falta o flange,tu já usou esse carbura 40 conseguiu um bom resultado?

Lembrando que meu comando é um emp W100 e kit 1700cl,já tá um foguete ainda com a ajuda do escap 4x1 saida de 2" 1\2.

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Seg 26 Maio 2014, 22:34

Boa noite, que trabalho lindo, show de bola.
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Mario Sergio
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Ter 27 Maio 2014, 09:07

Excelente materia.....  

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Ter 27 Maio 2014, 19:01

waybecker escreveu:
Fifi,eu ja tenho o 40 do opala,comprei de um opala que estava funcionando,já comprei todos os gigles juntas e o diafragma,agulha e já foi feito o embuchamento para tirar uma pequena folga,só falta o flange,tu já usou esse carbura 40 conseguiu um bom resultado?

Lembrando que meu comando é um emp W100 e kit 1700cl,já tá um foguete ainda com a ajuda do escap 4x1 saida de 2" 1\2.
Beckão,
Nos meus carros eu não testei,só mesmo um H35 que é um pouco menor que esse 40,
mas já testei  tres fuscas assim,na verdade,dois com o 40 e um com o 228 e que neste caso,possui um desempenho parecido,cara...me amarrei!O carro respondia tudo o tempo todo!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 00:52

Valeu fifi,logo esse 40 vai estar no meu buggy.abraço

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 08:01

waybecker escreveu:
Valeu fifi,logo esse 40 vai estar no meu buggy.abraço


Dessa vez tira fotos Beckão!!    

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 08:15

Beckão, seu buggy vai andar, mas vai beber mais que um opala.
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 09:25

pelo que sei uma dupla 40 bem acertada fica melhor e ate mais economica do que a dupla 32, um 40 central bem acertado deve ficar muito bom tambem mas eu trocaria o difusor 30 original por um 28 para inicio de acerto .

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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 12:40

lubisomem01 escreveu:
pelo que sei  uma dupla 40 bem acertada  fica melhor e ate mais economica do que a dupla  32, um 40 central bem acertado deve ficar muito bom tambem mas eu trocaria o difusor 30 original  por um 28 para inicio de acerto .

Ainda por cima com um motor 1700 e W100!!
Nesse caso,se fosse usar um Pic 30 o carro ficaria bebendo absurdamente e não andaria como deveria!
Ora ficaria com a mistura pobre ora com a mistura rica,motor maior,respira "maior" e como um simples 40 não é tão grande assim ,é apenas mais eficiente que um Pic 30!Mas a grande sacada,vai ser usar esse carburador com a admissão  da Kombi injeção!!Com certeza o carro vai ficar com um rendimento muito acima do esperado e bebendo bem menos do que se pensa!
O exemplo muito prático é que,carburador e admissão melhor é igual a motor mais eficiente ,logo,rede melhor,logo bebe menos,como é o caso dos fusca com dupla bem acertadas e os opalões que quando retirado o  3E e colocando um duplo 40 ou até mesmo 44 fica andando mais e no máximo bebendo a mesma coisa!
Abração
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 12:51

Motor boxer já beberrão de natureza, não acredito que irá beber menos ainda mais com um 40. O carro vai ter cilindrada maior e ainda carbura maior, pela lógica beber mais.
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lubisomem01
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MensagemAssunto: Re: Retrabalho de cabeçote Boxer    Qua 28 Maio 2014, 14:30

com maior potencia podemos acerelar bem menos e as retomadas são melhores, dai gera economia, muito embora creio que economia de combustivel não seja a prioridade em um bugre precisamos sim é de força e potencia para podermos vencer os obstaculos desejados.

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Retrabalho de cabeçote Boxer
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